29/11/2014

Delimitação de bairros 2

Este post é um complemento do poste sobre delimitação de bairros anterior, pois corrige o place=suburb. Na essência o conteúdo praticamente é o mesmo. Foi retirado do meu diário de usuário do OSM.


Bairros são incomuns no OSM. Não vejo muitos por aí. Pelo menos nos mapas por onde naveguei até hoje. No Google Maps eles aparecem mais. Porque isso acontece e qual a importância dos bairros?

Acredito que seja em função da aparente dificuldade em estabelecer os seus limites. Nunca se sabe com exatidão. A importância principal dos bairros se dá em função de - numa cidade - os logradouros se repetirem. Mas isso geralmente não acontece dentro de um mesmo bairro, ou seja, num bairro existe apenas um logradouro com um mesmo nome. Sem o bairro fica complicado se definir a localização (por mapas) dos logradouros repetidos, na cidade.

Para conseguir os mapas com os limites de bairros, uma boa dica é pesquisar em sites de prefeituras. Muitas delas disponibilizam mapas em seus sites. Geralmente o endereço começa com o nome da cidade + a sigla do estado + .gov + .br.
Exemplo: Itaporã/MS - site: http://www.itapora.ms.gov.br

Mas onde as relações se encaixam nos limites dos bairros? Quando comecei a utilizar o OSM (Jul/2014), eu delimitava bairros através de áreas, com a tag landuse=residential. Não é uma má ideia, como a própria wiki do OSM diz, e não está totalmente incorreto.

Depois, sofrendo e graças à ajuda de outros usuários mais experientes, percebi que não é a melhor formar de fazer, pois gera repetição de elementos (linhas, áreas... deixando o mapa mais "sujo" e menos leve) e também porque não segue as próprias especificações do OSM.

Elementos mínimos de uma relação tipo fronteira
  • Name (nome a relação);
  • Boundary=administrative;
  • admin_level=10 (10 para bairros, existem outros níveis);
  • type=boundary.

Como delimitar um bairro através de uma relação
A lógica da relação é que eu não preciso criar mais uma linha ou área entre bairros, se por ali já passa uma via, um rio, lago ou já tem alguma linha e mesmo uma área.

A ideia é exatamente aproveitar esse elemento natural para delimitar o bairro. Vou tentar explicar abaixo resumidamente. Pode não ser a forma mais clara o rápida, mas á que eu aprendi, com o editor iD.<br>

Passo-a-passo básico:
1. Selecione um elemento, uma via por exemplo
2. No menu à esquerda, na parte de baixo, vá em Relação e depois em Nova Relação

3. Volte para a parte de cima do menu e escolha o tipo limite administrativo/fronteira
4. Defina o nome, tipo (administrative) e o nivel administrative (10)

5. Pronto, a relação está criada (para o elemento selecionado)
6. Basta ir adicionando outros elementos imediatamente próximos ao primeiro da relação, até fechar a área do bairro
7. Importante: se os elementos selecionados não coincidirem com o limite desejado, basta "quebrar" o elemento, adicionando nós até que corresponda ao limite real do bairro
8. Quando a área for completada, adicione um ponto isolado mais ou menos no centro do bairro com as tags Name=nome do bairro e place=suburb.

9. Quando a relação estiver concluída, será visualizado mais ou menos assim:

Agradeço ao usuário OSM naoliv (Nelson) por ter pacientemente me ajudado no entendimento básico sobre relações para delimitação de bairros, de forma correta. Quantas mensagens foram necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário